A Evaporação do solo é a perda da água, corresponde ao processo oposto da chuva. Uma estação meteorológica automatizada permitem calcular a evaporação durante um período.
Estações para Cálculo de Evaporação que além de armazenarem os dados em sua memória interna, os enviam para a nuvem automaticamente através de conexão com a internet. A conexão com a internet pode ser feita através pode ser feita por modem GSM, modem satélite, Wi-Fi ou cabo ethernet.
A Estação Evaporação (EEV-RX-200) é uma estação automática que envia os dados coletados em campo a cada 10 minutos, por telemetria, através de possíveis sinais de rede ( GSM / WIFI / ETH ou SATELITE ), para uma plataforma online na internet totalmente gratuita chamada Hobolink ( www.hobolink.com ).
Estações para Cálculo de Evaporação que armzenam os dados coletados em sua memória interna até que sejam exportados manualmente através do software para computador ou por aplicativos para celular.
A Estação Evaporação (EEV-U30-200) é uma estação extremamente confiavel, que armazena os dados em sua memória local, onde os dados podem ser coletados utilizando um cabo USB e um Notebook.