Anemômetro, é um equipamento meteorológico que é usado para mensurar a velocidade e a direção do vento. Existem vários modelos de anemômetros, alguns inclusive podem mensurar outros fluidos em movimento, como a água. Entre os modelos de anemômetros, os principais são, os de tipo concha (copo ou caneca), tipo sônico e tipo hélice, que são utilizados para medição do vento. Há também os anemômetros a fio quente ou raio laser, que são utilizados para medições de líquidos.
Normalmente os anemômetros são utilizados em Estações Meteorológicas, tanto em lugares com temperaturas baixas como em locais com temperaturas mais elevadas. A velocidade do vento auxilia na identificação da mudança dos padrões climáticos, podendo assim, prever uma tempestade que se aproxima, por exemplo.
Os anemômetros com fio quente, normalmente são equipamentos altamente precisos, que utilizam um filamento revestido por um fino tubo metálico. Quando esse filamento é aquecido, ele gera um diferencial de temperatura que é calculado pelo instrumento através da resistência elétrica, sendo assim possível obter a velocidade do vento.
O EE671 é um sensor compacto de velocidade do ar para aplicações HVAC. Esse sensor opera com o princípio do anemômetro de fio quente e garante alta precisão e reprodutibilidade, além de estabilidade a longo prazo e excelente resistência a poluentes. Este sensor é ideal para sistemas de aquecimento e ventilação, monitoramento e controle de fluxo, monitoramento do ar de entrada em fornos.
O sensor de velocidade do ar EE660 opera com o princípio do anemômetro de fio quente e é otimizado para medições precisas de velocidade do ar muito baixa em monitoramento de fluxo laminar e aplicações em salas limpas. O EE660 é configurável pelo usuário e ajustável com jumpers na placa eletrônica ou com o software de configuração do produto.
O sensor de fluxo de ar EE650, é dedicado para medições precisas e confiáveis em aplicações da automação predial e ventilação. Os dados medidos estão disponíveis em uma saída analógica de tensão ou corrente, selecionável pelo usuário ou na interface RS485 com protocolo Modbus RTU, ou BACnet MS / TP.
O EE576 é um transmissor de velocidade do ar compacto projetado para medir taxas de menor velocidade. Equipado com um cabeçote desenvolvido pela fabricante E+E, já testado na indústria automotiva, esses transmissores são menos sensíveis à poeira e sujeira do que os elementos convencionais de fio quente. O EE576 pode ser montado de forma rápida e fácil.
Os anemômetros com saída analógica são do modelo de anemômetro de copo, eles mensuram apenas a velocidade do vento. Sua estrutura é composta de 3 ou 4 copos em volta de um polo vertical. Esse equipamento é fixo e geralmente instalado onde o vento é melhor capturado. Esses copos servem justamente para capturar o vento e girar as estacas.
Particularmente, econômico é o sensor de velocidade do vento REED. A geometria externa fina e otimizada para fluxo garante medições confiáveis e precisas. Para maior estabilidade sob carga e uso seguro a longo prazo, contamos com materiais robustos, como alumínio resistente à água do mar, para a carcaça. O sensor compacto, com seus princípios de montagem simples, fornece adicionalmente um alto grau de flexibilidade.
Altamente preciso, robusto e profissional, são esses novos sensores de vento da família ORA. O baixo consumo de energia de <2 mA torna este sensor ideal para aplicações alimentadas por energia solar. O sensor é totalmente feito de metal e, se necessário, é fácil mudar o rotor de copo em campo.
Pequeno, mas impressionante, e uma compra particularmente econômica são os dos sensores da série BASIC. A geometria externa delgada e otimizada para fluxo garante uma medição precisa. Para resiliência ideal e uso seguro a longo prazo, contamos com materiais robustos, como a carcaça de alumínio anodizado, além disso, os sensores compactos, com seus princípios simples de montagem, oferecem um alto grau de flexibilidade.
Os anemômetros sônicos, são considerados o modelo mais complexo, pois utiliza ondas ultrassônicas para realizar a medição da direção e velocidade do vento. Sua estrutura é composta por dois dispositivos ultrassom, um em frente ao outro, que recebem e enviam ondas sonoras. Com isso é mensurado a rapidez que o vento passa entre elas, e assim, conseguem gerar resultados bastante precisos.
Este Anemômetro utiliza tecnologia avançada de medição ultra-sônica, com um exclusivo design de cabeça horizontal permite uma medição mais precisa dos fluxos verticais com uma interrupção mínima da geometria do anemómetro. O instrumento possui um inclinômetro embutido para posicionamento simples do instrumento em uma torre ou mastro.
O anemômetro HS-100 de 3 eixos apresenta um design de cabeça horizontal, que permite a medição precisa de fluxos verticais com menor fluxo de interrupção da geometria do anemómetro. Ideal para aplicações de pesquisa científica, o HS-100 é capaz de monitorar velocidades de vento de 0 a 45m / s e oferece uma taxa de atualização rápida de 100Hz para análise de vento de precisão.
Anemômetro ultrassônico GMX200, para medição de velocidade e direção do vento, faixas de medição 0,1 a 60 m/s, sinal de saída RS232, 422, 485 (ASCII), SDI-12, NMEA e MODBUS, grau de proteção IP66. Este equipamento incorpora todos os parâmetros de medição que atendem aos requisitos dos usuários em aplicações exigentes em que custo, qualidade e desempenho são essenciais.
O anemômetro tipo sônico modelo WindMaster 3D, monitora as velocidades do vento de 0 a 50 m/s, fornecendo saídas digitais para vetores U, V e W. As saídas para velocidade do som e temperatura sônica estão disponíveis como padrão. O WindMaster é construído em alumínio e fibra de carbono e está disponível com uma taxa de saída de dados de 20 Hz ou 32 Hz.
O anemômetro WindMaster Pro é construído em aço inoxidável e possui uma velocidade máxima do vento em operação de 65 m/s. Com uma taxa de saída de dados máxima rápida de 32 Hz como padrão, resolução vertical (W) aprimorada e precisão da velocidade do som e menos distorção devido à carga do vento, este anemômetro é particularmente adequado para aplicações de medição de vento de precisão que exigem dados em 3 eixos.
O anemômetro sônico 3D WindMaster RA de ângulo reto monitora velocidades de vento de 0 a 50 m/s, fornecendo aos usuários dados através de saídas digitais para vetores U, V e W como padrão. Também são fornecidas saídas para Speed of Sound e Sonic Temperature estão disponíveis como padrão.
Esse anemômetro em ângulo reto é ideal para a medição de turbulência do ar em pontes, edifícios, locais de turbinas eólicas, locais de medição meteorológica e de fluxo.
O anemômetro WindMaster HS 3D oferece todas as vantagens do design do cabeçote de medição de nível científico com a facilidade e os recursos da linha WindMaster. O design do cabeçote horizontal permite análises de fluxo vertical altamente precisas com interrupção mínima da geometria do anemômetro. Disponíveis entradas ou saídas analógicas opcionais.
O anemômetro R3-50 de 3 eixos foi projetado para pesquisa científica, particularmente adequado para determinar fluxos usando a técnica de covariância por redemoinho. O anemometro R3-50 é um anemômetro ultrassônico 3D profissional, ideal para análise de fluxos de ar turbulentos. O anemometro R3-50 tem uma faixa de medição de vento de 0-45m / s, oferece temperatura sônica, velocidade do som e saídas de vetor U, V e W, a uma taxa de saída de 50Hz.
O anemômetro profissional R3-100 é ideal para aplicações de pesquisa científica, com uma taxa de amostragem rápida de 100Hz. Este anemômetro ultrassônico de 3 eixos é amplamente utilizado para a determinação de fluxos usando o método de covariância parasita.
O anemômetro profissional R3-100 monitorará velocidades de vento de 0-45m / s em temperaturas operacionais ambientais de -40ºC a + 60ºC. Analógico, temperatura sônica, velocidade do som e saídas vetoriais U, V, W são fornecidas como padrão, com entradas analógicas opcionais e PRT disponíveis.
O Anemômetro WindObserver IS é um anemômetro robusto e seguro, desenvolvido especificamente para uso em áreas severas e perigosas, em particular, para aplicações offshore. O anemometro WindObserver IS é uma unidade leve e robusta, totalmente vedada e construída em aço inoxidável. Este tipo de anemômetro possui certificação Atex e IECeX para garantir que o sistema eólico possa ser implantado em todo o mundo sem a necessidade de uma certificação local.
O sensor de velocidade do vento WindObserver II é um anemômetro ultrassônico de 2 eixos para medir a velocidade e a direção do vento. Sem partes móveis, este sensor de velocidade do vento é ideal para uso em ambientes extremos. O WindObserver II utiliza a mesma tecnologia de medição de alto desempenho que o sensor de velocidade do vento WindSonic, com alguns recursos adicionais para ampliar o potencial de aplicação do sensor.
O anemometro WindObserver 70 é um anemômetro ultrassônico aquecido projetado para uso na indústria da aviação. O sensor foi aceito para serviço pela FAA - Federal Aviation Administration (EUA) e pela CAA - Civil Aviation Authority (Reino Unido) para observação e relatório de ventos na superfície. Esse anemometro WindObserver atende aos requisitos da Convenção sobre a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) quando fornecido como parte de um AWOS (Sistema de Observação Automática de Tempo) adequado.
O anemometro WindObserver 75 é capaz de monitorar altas velocidades de vento com um sistema de aquecimento aprimorado anti-gelo a bordo opcional para permitir o uso em condições árticas ou antárticas. O WindObserver75 está disponível com uma variedade de opções de montagem e conexão para uma instalação simples. Com uma construção em aço inoxidável com classificação IP66, este anemômetro atende aos rigorosos critérios de desempenho especificados por fabricantes de turbinas eólicas, aeroportos, marinha, produção de petróleo e gás e organizações meteorológicas em todo o mundo.
O anemômetro WindObserver 90 foi desenvolvido para medir a maior velocidade do vento em ambientes climáticos extremos. O anemómetro WindObserver 90 é capaz de monitorar velocidades de vento extremamente altas de até 90m/s (201mph). O WindObserver 90 possui um sistema de aquecimento aprimorado anti-gelo opcional e está disponível com uma variedade de opções de montagem e conexão para uma instalação simples.
O sensor de velocidade e direção do vendo WindSonic é um anemômetro ultrassônico de 2 eixos de baixo custo, fornecendo a velocidade do vento (0-60m/s) e dados de direção em um invólucro robusto. Este anemômetro não possui partes móveis, oferecendo operação livre de manutenção em uma ampla gama de aplicações. Exterior em policarbonato livre de corrosão.
O Sensor Ultrassônico de Velocidade e Direção do Vento WindSonic 75 é um sensor de vento ultrassônico robusto e de baixo custo, sem partes móveis. Esse sensor de vento ultrassônico de 2 eixos oferece monitoramento de velocidade e direção do vento sem necessidade de manutenção para um verdadeiro sensor de vento "encaixe e esqueça" com exterior em policarbonato sem corrosão. Sem partes móveis para atolar, quebrar ou desgastar, esse sensor de vento ultrassônico é ideal para uso em condições climáticas adversas.
O anemómetro WindSonic M tem uma construção em liga de alumínio anodizado rígido e sistema de aquecimento opcional que estende a faixa de temperatura operacional. Este produto robusto é particularmente adequado para ambientes extremos. O sensor não possui partes móveis, usa tecnologia de medição ultrassônica para detectar a velocidade e direção do vento em velocidades de até 60 m / s (134 mph). Esse sensor é recomendado para uso em condições industriais ambientais adversas e é particularmente adequado para instalações marítimas e terrestres (aquecimento opcional).
Tipos de Anemometro Plug and Play, ou seja, reconhece e aciona em qualquer dispositivo que seja instalado. Este tipo de anemômetro não exige modificações ou grandes ajustes no local que for instalado para o seu perfeito funcionamento.
O conjunto de sensores de vento S-WSET-B, inclui o sensor inteligente de velocidade do vento plug-and-play da Onsetcomp e o sensor inteligente de direção do vento. Essa combinação fornece velocidade média do vento, rajada de vento mais alta de 3 segundos e direção média do vento para o intervalo de medição. Esses sensores duráveis fornecerão muitos anos de desempenho preciso e confiável.
Os sensores inteligentes de direção/velocidade do vento S-WCF-M003, são compatíveis com todos os registradores de estações meteorológicas HOBO, HOBOware e HOBOlink. Eles oferecem a mesma facilidade de uso que os sensores inteligentes da Onsetcomp existentes, fornecendo estações meteorológicas HOBO econômicas para projetos com um orçamento apertado.
O sensor S-WSB-M003, é um equipamento utilizado para mensurar a velocidade do vento de 0 a 76 m/s. Esse sensor inteligente fornece dados que relatam a velocidade média do vento e a rajada mais alta de 3 segundos para cada intervalo de registro.
Este sensor é fabricado pela Onsetcomp e se comunica com todos os data loggers da Onsetcomp que possuem entrada para sensores Plug and Play.
Anemômetro (ou anemómetro) é um equipamento que serve para medir a velocidade de um fluido. Anemômetros são capazes de medir a velocidade dos ventos, e também da água. Veja abaixo modelos de Anemômetro com Data Logger utilizados para registro de dados meteorológicos.
Robusta e Compacta, o datalogger H21-USB é um registrador de dados à prova de intempéries que possui 5 entradas para sensores plugplay. Essa configuração possui apenas o sensor de direção do vento, contudo é possível adicionar sensores como o de velocidade do vento, temperatura e umidade do ar, radiação solar global, radiação solar PAR, pluviômetro, temperatura do solo, umidade do solo, molhamento foliar e pressão barométrica.
O sensor de velocidade e direção do vento sem fio da HOBOnet registra a velocidade do vento, a rajada de vento e a direção do vento. Os sensores sem fio da HOBOnet transmitem dados diretamente para a estação meteorológica RX3000 ou transmitem dados por meio de outros sensores sem fio de volta à estação central. Eles são pré-configurados e prontos para serem implantados, e os dados são acessados através do HOBOlink, a inovadora plataforma de software baseada em nuvem da Onset.
Robusto e Compacto, o datalogger H21-USB é um registrador de dados à prova de intempéries que possui 5 entradas para sensores plugplay. Essa configuração possui apenas o sensor de direção e velocidade do vento, contudo é possível adicionar sensores como o de temperatura e umidade do ar, radiação solar global, radiação solar PAR, pluviômetro, temperatura do solo, umidade do solo, molhamento foliar e pressão barométrica.
Robusta e Compacto, o datalogger H21-USB é um registrador de dados à prova de intempéries que possui 5 entradas para sensores plugplay. Essa configuração possui apenas o sensor de direção e velocidade do vento, contudo é possível adicionar sensores como o de temperatura e umidade do ar, radiação solar global, radiação solar PAR, pluviômetro, temperatura do solo, umidade do solo, molhamento foliar e pressão barométrica.
O sensor ultrassônico de velocidade e direção do vento é compacto e robusto, sem partes móveis. Esse anemômetro é capaz de medir velocidades de vento muito baixas, até 0,4 m/s e dados de vento precisos em todas direções, sendo alimentado por seu próprio painel solar.